Mães brasileiras ganham aliado na luta contra a troca de bebês na maternidade

Recem-nascido

Tecnologia pioneira permite a biometria neonatal em alta definição

A cada dia, dois bebês são trocados nas maternidades brasileiras. Os dados são apenas dos casos identificados e reportados às autoridades. Essas histórias são retratadas com frequência pela mídia e demostram a fragilidade na identificação dos recém-nascidos, um verdadeiro pesadelo para as mulheres que estão prestes a ser tornarem mães. Em 2018, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que tornou obrigatório o registro biométrico de nascimentos em maternidades, mas até então não havia tecnologia que tornasse isso possível.

O Brasil é o primeiro país do mundo a contar com uma tecnologia que permite a identificação biométrica ainda na sala de parto e, ao mesmo tempo, estabelece o vínculo inquestionável do bebê com a mãe. O sistema foi desenvolvido pela startup curitibana Natosafe e entrou no mercado em 2020. A solução já foi adotada por maternidades de Goiás, Pernambuco e Mato Grosso e está disponível para todas as maternidades do Brasil. “O nosso propósito é contribuir com a segurança das crianças de todo o mundo. Foram anos de pesquisa e trabalho até atingir esse resultado. Conseguimos desenvolver um equipamento simples de ser usado e com custo acessível”, revela o CEO da Natosafe, Ismael Akyiama.

A plataforma utilizada chama-se INFANT.ID e faz captura, análise e exportação de digitais em alta definição, além de envio e disponibilidade das imagens coletadas para as autoridades públicas, desde o minuto zero de vida de uma criança. O scanner utilizado pela plataforma foi certificado pelo norte-americano FBI (Federal Bureau of Investigation), a maior agência policial do mundo.

A solução atende os requisitos de compatibilidade, rastreabilidade, unicidade e segurança da informação, capturando os dados automaticamente por meio de algoritmos inteligentes. A tecnologia foi desenvolvida para ser usada por maternidades, hospitais, postos de vacinação, clínicas médicas, centros e institutos de identificação, cartórios de registro civil e até no controle de fronteiras. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

LEIA MAIS

Parceiros

Talk Assessoria de Comunicação, Thapcom Design + Ideias, YBY Estratégia de Vendas, Co.holder Comunicação e Design e Rafael Toledo Psicologia.

Todos os direitos reservados 2020.