Com 700 mil beneficiados, Instituto TIM comemora sete anos incentivando projetos de combate à pandemia

tim1

O Instituto TIM acaba de completar seu sétimo aniversário e celebra a marca de mais de 700 mil pessoas beneficiadas com seus projetos, em mais de 500 municípios de todo o Brasil. Além do início de uma nova turma do Academic Working Capital (AWC) – programa que apoia graduandos que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em empresas de base tecnológica – a instituição comemora a data com o lançamento de um novo portal, com layout moderno e mais conteúdos.

Na página (www.institutotim.org.br) é possível acompanhar as iniciativas que pretendem democratizar a ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano no Brasil. Em sua trajetória, o Instituto TIM adaptou à realidade brasileira metodologias para o ensino de matemática e de ciências e desenvolveu aplicações tecnológicas à gestão pública em parceria com governo e órgãos como o UNICEF. Na educação, são destaques o incentivo à ciência espacial nas escolas com o projeto Garatéa-ISS, que leva experimentos científicos de estudantes para o espaço, o apoio ao empreendedorismo universitário com o AWC e as Bolsas Instituto TIM-OBMEP, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que permitem a jovens talentosos de baixa renda se dedicar integralmente ao ensino superior.

Durante a pandemia, o Instituto TIM adaptou projetos para o formato digital – como a Bateria do Instituto TIM, com aulas por meio de vídeos – e apoio a iniciativas de combate à crise gerada pela Covid-19. O TIM Tec, plataforma virtual que disponibiliza cursos gratuitos a distância, foi protagonista, com aumento de 200% nas inscrições no primeiro semestre de 2020, alcançando 100 mil usuários cadastrados. A iniciativa foi incluída na plataforma Aprendendo Sempre, coalizão com diversas organizações da sociedade civil que apoia professores e famílias na promoção da aprendizagem durante a pandemia.

“Os primeiros sete anos de Instituto TIM foram uma extraordinária viagem na sociedade e no grande potencial do país. A possibilidade de contribuir para a transformação da vida de milhares de pessoas é uma grande motivação para o futuro, principalmente no momento atual, em que a tecnologia, a ciência, o empreendedorismo e a inclusão se mostram como as maiores alavancas para o desenvolvimento”, afirma o presidente do Instituto TIM, Mario Girasole.

AWC – Em sua 6ª edição, o AWC selecionou mais de 60 alunos de 13 universidades, representando seis estados do Brasil, e 19 ideias que podem virar startups inovadoras. Ao longo de nove meses, os escolhidos participarão de diversas jornadas de aprendizagem, com apoio financeiro, técnico e de negócios, para apresentarem seus produtos a investidores e especialistas. Um dos critérios de seleção foi a priorização de trabalhos que possam contribuir no enfrentamento dos desafios de uma sociedade pós-pandemia. Uma das ideias selecionadas, por exemplo, pretende diagnosticar a Covid-19 utilizando inteligência artificial. O desenvolvimento de aplicativos de telemedicina e plataformas colaborativas para ensino EAD e para o compartilhamento de espaços ociosos em bares e restaurantes também estão entre os escolhidos.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

LEIA MAIS

Parceiros

Talk Assessoria de Comunicação, Thapcom Design + Ideias, YBY Estratégia de Vendas, Co.holder Comunicação e Design e Rafael Toledo Psicologia.

Todos os direitos reservados 2020.